Subindo a serra, em um vale no centro-leste do Ermo, um pouco antes do limite de fronteiras com a guilda folha de prata, encontra-se a cidade do Vale Profundo. Cercada por belas cachoeiras e lagos, a cidade vive basicamente da agricultura e da criação de gado, peixes são criados em lagos artificiais, mas são poucos que criam por negócio, a maioria faz criação por entretenimento. O lugar comporta muitas pousadas, que são abertas em totalidade no inverno, temporada característica pela neve, que cai deslumbrante. As pousadas oferecem um serviço especial para clientes afortunados, banheiras naturais com água quente são ofertadas pelas pousadas, aquecidas através de transmutação e evocação, feita por um mago ou feitiçeiro contratado ou por alguém da família que possa ter estudado na Universidade de Tel-Taedeth.

O inverno é uma temporada importante para o vale, pois magos e feiticeiros são necessários para manter a grama fresca para o gado, juntamente com a colheita, que sofre muito com as baixas temperaturas, os lagos também são aquecidos para manter a sobrevivência dos peixes. Além disso, a colheita do filho da início a maior festa do lugar, a festa do pão de milho, que traz amantes do alimento, bem como famílias que podem viajar para aproveitar a festa.

As decisões que afetam o Vale, são feitas pelos maiores fazendeiros da região, bem como alguns donos de pousadas, um representante dos empregados da região participa das reuniões e leva informações das necessidades deles até o conselho.

Outra curiosidade do Vale Profundo, é a história que os mais velhos contam, que em tempos de lua cheia um lobisomem aparece no vale procurando uma presa para devorar, outros dizem que o lobisomem na verdade é um protetor do vale, Ravin Reikinson, o fazendeiro mais famoso da região, garante que são só histórias e lendas. A história atrai alguns poucos aventureiros que querem capturar o lobisomem, mas nenhum deles obteve resultado até hoje.

O vale profundo é um lugar simples, para aqueles que querem fugir do tumulto das cidades, e encontrar um pouco de paz vendo um das mais belas paisagens do Ermo.