Tordatan é um orc lich, de cabelos negros e uma barba espessa, sua pele fora verde, mas perde a cor indo para o branco, seus olhos mantém a cor de quando eram vivos, um verde escuro, porém vívido. Ele comanda a horda de orc liches e morto-vivos que reside na Umbra. Pouco se sabe sobre o orc, mas acredita-se que ele veio de outro mundo, e se estabeleceu na Umbra, pois a energia da vida e da morte eram as únicas que também residiam em sua terra natal.

Ele recebeu os poderes de lich de uma velha sábia na Umbra, chamada Amerã. Em troca dos segredos da vida e morte, os orcs deviam morrer e renascer mortos vivos e Tordatan deveria se tornar o lich deles.

Atualmente o orc lich cuida de milhares de almas na Umbra, dando conforto e descanso, principalmente para as mais descontroladas.

Tordatan expulsou da Umbra seu braço direito, a elfa Nivvy quando ela usou seu exército para atacar uma das cidades, com o pretexto de que os habitantes do Ermo deveriam se juntar a sua horda eterna de mortos vivos. Expulsá-la foi uma decisão difícil, mas era o certo a se fazer.

Se você for infeliz de ter de andar na Umbra, mesmo vivo, Tordatan irá fornecer o básico para você ir na direção certa.