A guilda presas das sombras é um grupo que abriga todo tipo de pessoa, mas ladinos, vampiros e necromantes fazem maioria nessa guilda.

Ela exerce influência em algumas cidades do ermo, tentando cada vez mais aumentar essa influência.

É liderada por criaturas que buscavam mais poder fora do domínio planar que foram concebidas. Os líderes da guilda não cultuam os poderes dos domínios planares de onde vieram.

Apesar de existirem três cadeiras de liderança, Adrian D'efleur não gosta que questionem sua liderança e portanto comanda a guilda com punho de ferro.

O símbolo da guilda é uma pata de corvo, usando as garras negras para cortar um tecido branco.

Seu principal concorrente pela influência nas cidades do Ermo é a guilda Folha de Prata, com o qual já tiveram grandes desentendimentos. A Presa das sombras garante que a guilda Folha de Prata é uma guilda fanática religiosa e portanto deve ser combatida. Adrian oferece liberdade religiosa em seu território, dando preferência para aqueles que negam qualquer religião.

Além disso alguns grandes reinos mantém a influência da Presas das sombras fora de seus muros. Eles dizem que a guilda comporta ladrões, malfeitores, além de criaturas que não valorizam a vida e liberdade dos povos do Ermo.

Atualmente os recursos da guilda estão sendo gastos para conquistar por completo a cidade de Brilho do amanhecer, parte da cidade está sob influência da Folha de Prata. A conquista da cidade é importantíssima pois a cidade abriga uma misteriosa torre de vidro, um objeto estava ali antes mesmo da construção da cidade.

Outra parte dos recursos então sendo gastos para conquistar um vilarejo que fica em uma das costas do Ermo, onde acredita-se que há ligação com o mar, o vilarejo ainda não foi conquistado pois batedores da guilda, estão avaliando se um mago que protege o vilarejo é um perigo real para as investidas da guilda.

As cadeiras de liderança da guilda pertencem a Adrian D'efleur, Nivvy mãos frias, e Francis Ovelam, o rei dos mendigos. Os três lideram as principais cidades onde a guilda tem maior domínio, nesses lugares suas palavras são obedecidas sem questionamento algum.