Aillias Ervengal é um alto elfo escuro, com olhos cor de tanzanita e o cabelo branco característico de sua linhagem, uma pequena barba começa a crescer conforme o alto elfo avança em idade.

Aillias é o diretor da Universidade de magia de Tel-Taedeth, cargo que ele já ocupa a 100 anos, o último diretor acabou se aposentando e foi viver uma vida pacata em um vilarejo pequeno perto da costa leste. O alto elfo tem prestígio e respeito dos colegas, e sua posição não é questionada, parte pela sabedoria do diretor e parte pelo trabalho que é administrar a Universidade.

O alto elfo tem uma personalidade forte, tem pouca tolerância a erros, e um profundo ódio a aqueles que não valorizam a magia e sua ciência, sua postura é séria e seu nariz está sempre empinado. Apesar disso, é uma ótima pessoa e irá lutar com todas as forças para impedir injustiças, e vidas em risco. Alguns alunos relatam que o diretor é uma pessoa muito gentil quando fora da universidade, e que a postura dele como diretor, é para incentivar a todos a tratarem dos estudos como algo sério e necessário

Aillias completou dois doutorados antes de virar diretor, o primeiro foi em relação à teoria geral da magia, descrevendo leis que regem a magia, que eram nebulosas. Seu outro estudo foi na classificação e estudo das magias de transmutação, e em como existe um problema para classificá-las.

Ambos os estudos renderam prêmios de honra ao mérito por ter lucidado problemas complexos para o estudo da magia.

Aillas tem uma filha e um aprendiz que educa no seu tempo livre, a filha é tratada de maneira mais amena enquanto que seu aprendiz é tratado severamente. A sua filha, Ellian Ervengal está aprendendo sobre auromancia enquanto que o aprendiz, o garoto chamado Amonon da-torre, está seguindo os passos do seu mestre e aprendendo a técnica do uso adequado de uma espada.

Além do tempo gasto com a Universidade, sua filha e seu aprendiz, o diretor pratica a arte da lâmina cantante no seu tempo livre, arte que tem paixão. Ele adota o estilo que chama de "estilo da pantera", com movimentos rápidos, cuidadosos e letais, utilizando de magias de escuridão para atrapalhar o inimigo.

Aillias carrega uma lâmina prateada que libera uma chama, no caso do diretor negra, a espada foi passada de geração em geração, desde os primeiros elfos escuros, e ele a carrega com orgulho, utilizando-a somente em casos extremos.

Se você procura entender os mistérios obscuros da magia, Aillias Ervengal é a sua resposta.