Avandra é uma elfa de cabelos loiros, pele bronzeada e olhos amarelos como a fúria do sol. Filha do rei Orodreth, rei dos altos elfos do sol e da rainha Melian, líder da corte élfica do verão, ela nasceu de uma aliança entre os povos élficos, um casamento diplomático que resultou em um amor profundo, desse amor, nasceu Avandra. Junto da elfa, um ovo de dragão veio só mundo, mas o ovo não se chocou, ela o carrega por onde for, na esperança de que um dia choque. A menina tinha um personalidade forte e selvagem, seguiu as artes místicas da arquearia arcana dos elfos, e logo se tornou uma poderosa guerreiro. Quando os mundos sofreram a grande transformação e houve o nascimento de Ewa, os elfos ficaram sozinhos por um tempo, mas a preocupação veio, e eles precisavam enviar um grupo para verificar as terras fora de Ewa. Avandra foi enviada como emissária, ela vagou com um grupo por várias terras do reino arbóreo, muitos povos foram receptivos e houve boa comunicação. Seguindo em frente, o grupo foi para o que conhecemos hoje como Ermo, neste continente eles encontraram dificuldades, a terra estava diferente, muitos selvagens viviam nestas térreas, principalmente uma raça de homens lagartos. Eles acabaram entrando em confronto e houve baixas dos dois lados. Certa noite os homens lagartos emboscaram os elfos na mata, mas eles não contavam com um grupo de anões que passava por ali, juntos anões e elfos derrotaram os selvagens e foi nessa união que o brilho de uma ideia surgiu, a guilda folha de prata.

Atualmente, Avandra lidera uma cidade élfica no Ermo, Solar, neste lugar, ela espalha a sabedoria élfica bem como a palavra do reino de arbórea. A elfa vigia as fronteiras com seu poderoso arco sempre atenta a potenciais perigos, junto de Lusian, elas cuidam da guilda com toda a atenção possível.

Avandra nasceu ligada a um ovo de dragão, como muitos elfos de Ewa, por muito tempo ela esperou que seu ovo de dragão chocasse, mas isso não acontecia. O ovo veio a se chocar quando o seu grupo encontrou o grande lago que viria a se tornar a base para a poderosa cidade élfica de Solar.